Exercício nº 4

 

Proposta:

Durante milhões de anos, quando da formação da Terra, registrou-se uma grande concentração de energia no interior de nosso planeta. Próxima a superfície, essa energia se transforma em vida. Energia que permite que as plantas nasçam, que as árvores cresçam. Se observarmos, por exemplo, uma grande mangueira, veremos que além de seus galhos frondosos, uma grande rede de raízes se espalha em seu redor, em direção ao centro do planeta, na busca constante dos nutrientes que a manterão viva, oferecendo por muito tempo, frutos saborosos e uma agradável e protetora sombra.

Podemos e devemos também usufruir desse contato com a natureza, não apenas comendo seus frutos ou descansando sob a sombra acolhedora. Podemos recarregar e equilibrar nossas forças, fazendo como a árvore, que além da chuva e do sol, se alimenta dessa energia telúrica, que vem das profundezas da nossa casa, a Terra.

 

Prática:

Sente-se confortavelmente, de preferência com as costas retas. Apóie os dois pés no chão. Respire lentamente, com bastante calma. Preste atenção em sua respiração. Deixe os pensamentos passarem por sua mente, livremente. Relaxe. Serenamente, vá imaginando um lugar muito bonito, natureza exuberante, árvores frondosas. Escolha uma, se aproxime dela, vagarosamente. Olhe-a. Veja como ela é forte, tão cheia de vida. Repare em sua copa, em seu caule e em suas raízes. Acompanhe o caminho que as raízes percorrem. Da superfície, vão entrando na terra, como grandes braços na busca do alimento, que a fazem tão cheia de vida. Acompanhe essas raízes. Sinta como se fosse você que está recebendo esses nutrientes. Sinta-se forte, energizado. Respire essa energia, absorva-a lentamente. Perceba como você se sente bem. Agora, você e a árvore são apenas um ser, que num único pulsar, se alimentam da energia que emana do centro da Terra. Relaxe e aproveite por alguns instantes. Relaxe tranqüilamente. Preste atenção novamente a sua respiração. Perceba seu corpo. Você está em equilíbrio, em paz e carregado desta boa energia, pronto para os desafios do seu dia a dia.