Paramahansa Yogananda (1893 d.C. -  1952 d.C.)                                 

 

 Paramahansa Yogananda nasceu no norte da Índia no dia 5 de janeiro de 1893. Devotou sua vida em ajudar as pessoas a compreender a verdadeira divindade do espírito humano.

 Reconhecido instrutor mundial, foi portador para o Ocidente dos ensinamentos de sabedoria da antiga Índia. Sua obra se inicia com a fundação de uma escola, onde se ensinava ioga e se investia na educação dos ideais espirituais.

 Em 1920 Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship, para divulgar seus ensinamentos de ioga. Disseminar entre as nações o conhecimento de técnicas cientificas para atingir a experiência pessoal e direta com Deus. Durante alguns anos fez palestras nos Estados Unidos, levando então, a sede de sua organização para Los Angeles. 

 Falou sobre a importância da meditação e da vida espiritual equilibrada. Ensinou os princípios da Kriya Yoga àqueles que realmente se dedicavam aos estudos e ampliou em 1951 o livro a Autobiografia de um Iogue, publicado em 1946.

 Através de seus ensinamentos, Paramahansa Yogananda permitiu que a sabedoria espiritual do Oriente chegasse até nós, fazendo com que o legado filosófico da Índia pudesse ser conhecido mais profundamente em todo o Ocidente.

 No dia 7 de março de 1952, Paramahansa Yogananda entrou em mahasamadhi (a última vez que um iogue abandona conscientemente seu corpo), permitindo que, mesmo após seu definitivo afastamento, seu corpo permanecesse incorruptível, sem nenhum sinal de decomposição.